24 setembro 2010

Há vagas

Criativos On-line, hora de pegar no mouse e ser feliz. O que todo mundo escuta todos os dias é a mesma coisa: cresce o número de usuários em redes sociais. E nesse ritmo vão as empresas, que cada dia mais adotam o uso dessa plataforma e iniciam um novo departamento especializado nessa área.

Pra citar um exemplo, certa vez parei pra contar quantos minutos a minha página do Twitter ficava sem atualização. E adivinha? Não passava de 5 minutos em dias úteis e, aos finais de semana, domingo principalmente, o máximo era de 1 hora sem atualização. Usando números altos para isso, porque sigo 217 twiteiros e com 139 seguidores que podem “falar comigo”. Ou seja, se dividir o tempo por pessoa, cada um não fica sem atualizar sua página por mais de 1,38 milésimos de segundo. Se eu fiz bem as contas é isso mesmo.

Na edição nº 1427 da revista Meio e Mensagem, de 30 de setembro de 2010, saiu uma matéria interessante sobre essa nova febre. Uma fatia de 4,3% do bolo nacional é fruto de faturamento com internet, e as expectativas são de melhoras constantes sob essa porcentagem.

E ao mesmo tempo em que esse cenário cresce, há também um alarme e grandes oportunidades, porque faltam profissionais qualificados. As empresas dessa área crescem em média 30% ao ano e uma agência digital de médio porte tem hoje entre 10 e 15 vagas em aberto para atuar nas redes sociais. As portas estão cada vez mais abertas.

Há vagas para:

Diretor de Criação;

Planejador Digital;

Arquiteto da informação;

Programador;

Analista de SEO;

Analista de links patrocinados.

Enquanto uns se especializam para atuar nesse mercado que só cresce e empresas buscam constantemente esse tipo de profissional qualificado outros ainda possuem uma mente imatura infantil em utilizar essas redes para autopromoção (que muitas vezes fazem parte de um mundo fantasioso) ou para auto destruição. Como diria um amigo redator, há quem consiga destruir sua integridade em 140 caracteres. Ou em um simples campo Bio.

Minha dica? Se você quer se dar bem nessa era digital, aproveite essa oportunidade.

Responsabilidade, pesquisa, espírito de liderança e bom senso são os principais quesitos.