O carnaval acabou e agora pode começar 2010.
Ano de eleições políticas e copa do mundo. Ambos acontecem a cada 4 anos.
2010 promete um volume maior de propaganda.
A copa do mundo será no meio do ano e já começaram as campanhas com esse tema. Entra ano e sai ano e são todas iguais. Amigos reunidos em volta da TV de uma casa ou de um bar fazendo a maior festa, enquanto uma modelo de corpo escultural traz a cerveja. É sempre assim, nós já estamos tão acostumados com o enredo que muitas vezes nem prestamos tanta atenção e até trocamos as marcas, ou percebemos de qual marca se trata a campanha quando é assinada.
E propaganda eleitoral? Quem assiste inteira? Eu confesso que não tenho paciência. Muitas vezes mudam os partidos e nem percebo, porque também é sempre o mesmo enredo. Os candidatos fazendo visitas às regiões mais humildes com crianças no colo, discursos púbicos e outros detalhes que tão bem conhecemos.
Publicitários, se a cada 4 anos vivemos a mesma coisa – festa da copa do mundo (sim, é uma festa, as empresas param de trabalhar para ver o jogo, reúnem amigos e sempre rola um churrasquinho) e as eleições (que entra um e sai outro e quase nada muda) por que, então, não fazer diferente ao menos nas campanhas? Podemos fazer a nossa parte para sair um pouco da mesmice.
Para a copa do mundo, por exemplo, o leque de opções para trabalhar com um marketing de guerrilha ou um viral surpreendente é grande. É só criar. (E não use a desculpa da verba, dá pra ser criativo também com pouca verba).
Já vi várias ações diferentes, geniais e que não acredito que foi caro surpreender e ter um bom resultado.
Ainda temos tempo até esses eventos começarem, então vamos fazer algo inusitado, que cause impacto e que evite o tédio.
Assim quem sabe, a taça da copa do mundo esse ano será nossa? Pelo menos chamaremos mais atenção para isso, não?
Criando campanhas políticas melhores e mais reais, as pessoas prestarão mais atenção e assim, poderão fazer uma avaliação melhor dos seus candidatos.
Esse é o nosso trabalho, fazer diferente, chamar atenção. Somos publicitários e sabemos o poder de persuasão que temos (Não somos chamados de Deuses por ai? Então, honremos esse apelido agora).
Espero ver campanhas surpreendentes. E pagarei minha língua de críticas aqui nesse blog. Com novos posts das campanhas merecedoras.
Link da fotografia:www.imotion.com.br/.../media/77/7068estadio.jpg
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